Câmara apoia aquisição de mais uma grua para Porto da Ericeira

Porto Pesca Ericeira

Câmara apoia aquisição de mais uma grua para Porto da Ericeira

 

A Grua da Associação Naval do Porto da Ericeira (ANPE) encontra-se “inoperacional e sem condições de segurança para operar nomeadamente com as embarcações de pesca profissional”, embarcações que dependem desta grua para poderem ir e regressar ao mar.

De acordo com os documentos a que o Jornal de Mafra teve acesso, a aquisição de uma nova grua (usada) que garanta a funcionalidade e operacionalidade necessária do Porto de Pesca da Ericeira ronda os 100.000€. Para fazer face às despesas de aquisição desta nova grua, a ANPE solicitou à câmara ajuda financeira.

Ao pedido da Associação Naval do Porto da Ericeira responde a Câmara Municipal de Mafra com a atribuição de um subsídio no valor de 25.000,00€ (vinte e cinco mil euros) “com vista a apoiar a aquisição de uma grua”, decisão que deverá ser aprovado na reunião do executivo camarário que ocorrerá na próxima 2.ª feira.

A Associação Naval do Porto da Ericeira, constituída em 2018 e “tem como objetivo desenvolver atividades desportivas e recreativas relacionadas com o mar, a organização e participação em regatas, concursos de pesca e outras provas náuticas e ainda promover a mobilidade portuária no âmbito da operação de máquinas de alagem e bota abaixo”. Aparentemente, esta associação, de resto como tantas outras a operar no concelho, não tem capacidade financeira para operar de uma forma independente dos poderes públicos e políticos do concelho, vendo-se obrigada a recorrer a subsídios e a apoios, para se manter ativa.

Em 2019 a Câmara Municipal de Mafra apoiou já a aquisição de uma nova autogrua, que iria dar apoio ao movimento de entrada e saída das embarcações de pesca e das embarcações de recreio e de socorro.

Partilhe o Artigo

Leia também